UM ECLIPSE SOLAR PODE COZINHAR SEUS OLHOS. É AQUI QUE VOCÊ DEVE COLOCAR OS ÓCULOS.

Milhões de pessoas estão prestes a ter a rara oportunidade de olhar diretamente para o sol.

Aqueles que estão dentro do corredor criado pela sombra da lua – também conhecido como “ caminho da totalidade ” – terão até 4,5 minutos para dar uma olhada a olho nu durante o eclipse solar total em 8 de abril.

Se essa afirmação te irrita, você não está sozinho. Os pais repreendem os filhos provavelmente há séculos – muito antes da NASA – sobre os perigos de olhar para o sol . E está tão arraigado nos humanos não olhar que o instinto natural é apertar os olhos e estremecer quando confrontado com luz brilhante, disse o Dr. Ralph Chou, professor aposentado de optometria da Universidade de Waterloo, em Ontário.

“Seu corpo tem todo tipo de coisa acontecendo para evitar que você se machuque”, disse Chou ao Mashable. “Temos o que chamamos de reflexo de aversão.”

Na maior parte, esses avisos são verdadeiros, mas os eclipses solares totais são a única exceção. Durante este evento astronômico, a Lua fica entre o Sol e a Terra no espaço . Quando eles se alinham, o sol fica totalmente oculto e o céu escurece até o crepúsculo.

É quando as pessoas podem olhar na direção do sol, exceto que, em vez de verem aquele disco brilhante de luz, elas verão a coroa do sol , um brilho nebuloso ao seu redor. A coroa é a camada mais externa da atmosfera do Sol, normalmente apagada pela superfície solar, muito mais brilhante.

Mas saber quando é seguro remover os óculos protetores para eclipses durante o evento pode não ser tão óbvio para o leigo. É importante manter essas cortinas com filtros especiais para visualização de eclipses até o momento certo, disse Chou, que liderou o grupo que desenvolveu o padrão internacional para visualizadores de eclipses solares, conhecido como ISO 12312-2 .

Quando é seguro remover os óculos Eclipse

O momento chave é conhecido como contas de Baily , quando a luz do sol atravessa os vales na borda da lua. O efeito lembra as contas discretas de um colar. Quando a última das contas estiver desaparecendo, é seguro remover os óculos de proteção, disse ele.

“Ainda pode ser bastante brilhante com essas contas, mas não prejudicará seus olhos”, disse Chou, que foi astrônomo profissional antes de se tornar optometrista. “Dura apenas alguns segundos, e então eles se extinguem e você obtém o eclipse total.”

Lua bloqueando a última gota de luz solar antes de um eclipse
Crédito: Jamie Cooper/SSPL/Getty Images

O período de tempo que o sol fica completamente coberto varia dependendo da localização do espectador. É hora de colocar os óculos ou o visor solar novamente quando o primeiro flash de luz branca se libertar.

“É inconfundível porque, de repente, o mundo fica muito brilhante”, disse Chou. “Você tem tempo suficiente para colocar os óculos de volta na frente dos olhos.”

Em nenhum momento durante um eclipse parcial é normal olhar para o sol sem óculos de proteção, por isso os especialistas dizem que é importante que as pessoas saibam se estão realmente no caminho da totalidade. Ver até mesmo um pequeno crescente de sol é suficiente para causar danos irreversíveis.

Mulher vendo um eclipse solar através de óculos de proteção
Crédito: Carlos Tischler / Grupo Eyepix / Publicação Futura via Getty Images

O que acontece com os olhos enquanto olhamos para o sol

O risco é a retinopatia solar , um tipo de cegueira causada por queimaduras na retina, na parte posterior do olho. A função da retina é converter a luz em sinais elétricos para o cérebro através do nervo óptico.

Sem óculos de proteção especiais , as retinas começam a absorver a luz que vem do sol. Uma vez que esses receptores de luz são inundados, o excesso passa pela retina e é absorvido pelo pigmento escuro que reveste o globo ocular. É aí que as células começam a sofrer ataques químicos, explicou Chou.

“O grande perigo disso é que quando o pigmento absorve o excesso de radiação, ele o transforma em calor e aumenta a temperatura dentro das células a ponto de realmente começar a cozinhar o tecido”, disse ele. “Isso deixa você com uma cicatriz permanente que não pode ser reparada.”

Espectador segurando óculos de eclipse solar
Crédito: Bruce Bennett/Getty Images

A extensão do dano depende de quanta exposição uma pessoa recebe da luz solar direta. Não é necessariamente um olhar demorado que causa danos irreparáveis; vários olhares se somam, causando o mesmo efeito.

Apesar de serem alertadas sobre esses perigos, algumas pessoas acreditam que, desde que seus olhos não doam, estão bem. Mas como as retinas não possuem receptores de dor, a pessoa não sentiria o dano enquanto ele acontecia. Pessoas com queimaduras na retina geralmente só percebem a deficiência visual algumas horas depois.

Por que você não pode usar óculos escuros para olhar o sol

Os médicos também enfatizam que os óculos de sol do dia a dia não são fortes o suficiente para proteger as pessoas enquanto observam o sol. O sol ainda seria cerca de 10.000 vezes mais brilhante, disse Chou. Os óculos de sol não apenas não reduziriam a luz visível a um nível seguro, mas os materiais dos óculos não são capazes de bloquear a luz infravermelha prejudicial.

Deixe um comentário