COMO RELATAR TRANSAÇÕES CRIPTOGRÁFICAS EM SEUS IMPOSTOS

Se você está se interessando por ativos digitais, pode ficar tentado a deixar de informar a Receita Federal sobre transações relacionadas à criptografia em sua declaração fiscal anual .

Mas isso pode ser uma omissão cara, diz Lisa Zarlenga, que assessora clientes em questões tributárias de criptomoedas como sócia tributária do escritório de advocacia Steptoe. O IRS tem “reprimido” os contribuintes que não divulgam suas transações tributáveis ​​de ativos digitais conforme exigido por lei, de acordo com Zarlenga.

Embora a agência deva tomar certas medidas para obter as informações, Zarlenga diz que o IRS pode rastrear suas transações de ativos digitais. Isso significa que você poderá estar sujeito a penalidades se não reportar ativos digitais.

“Algumas pessoas podem pensar: ‘Oh, bem, eles nunca vão descobrir sobre mim…’ Eu não necessariamente presumiria isso”, diz Zarlenga.

1. Quando você precisa reportar ativos digitais

Zarlenga diz que o IRS trata os ativos digitais como propriedade, como um carro, para fins fiscais. Se você comprar, vender ou negociar uma propriedade, poderá estar sujeito a impostos. O mesmo se aplica a ativos digitais como criptomoedas .

O contribuinte deve responder sim ou não à seguinte pergunta na capa do Formulário 1040 do IRS, Declaração de Imposto de Renda Individual dos EUA: “Em algum momento durante 2023, você: (a) recebeu (como recompensa, prêmio ou pagamento por propriedade ou serviços); ou (b) vender, trocar ou de outra forma alienar um ativo digital (ou um interesse financeiro em um ativo digital)?”

Se você possuía ativos digitais, mas não realizou transações, o IRS diz que você pode marcar não em resposta a esta pergunta. Você também pode marcar não se tiver realizado apenas determinadas atividades não tributáveis, como comprar e manter ativos digitais ou transferi-los de uma carteira para outra, ambas sob seu controle.

2. Como reportar ativos digitais

Se você tiver transações de ativos digitais reportáveis, elas deverão ser divulgadas no Formulário 8949, Vendas e outras disposições de ativos de capital, e no Anexo D, Ganhos e perdas de capital.

A boa notícia é que as plataformas centralizadas de ativos digitais podem ajudar a relatar transações de ativos digitais se fornecerem extratos mensais ou anuais. Use essas informações para relatar todas as receitas de quaisquer transações de ativos digitais.

Se suas transações não ocorreram em uma plataforma centralizada, Zarlenga diz que você pode comprar um software criptográfico voltado para rastrear essa atividade. (Em 2026, para transações ocorridas em 2025, os contribuintes deverão começar a receber os Formulários 1099-DA de seus corretores de ativos digitais, semelhante ao Formulário 1099-B recebido de seus corretores de ações.)

Quando as transações são mais complexas, como emprestar tokens ou fornecer liquidez a uma bolsa descentralizada, elas podem cair em uma área cinzenta para relatar receitas relacionadas, porque o IRS não forneceu orientação, diz Zarlenga. Se você está confuso sobre o que relatar ou se é um trader ativo com transações frequentes, Zarlenga recomenda trabalhar com um contador público certificado que saiba como relatar a receita de ativos digitais ao IRS.

A agência também mantém uma página de perguntas frequentes que você pode consultar para saber mais sobre como relatar receitas de ativos digitais.

3. O que acontece se você não reportar ativos digitais

Com seu poder de convocação, o IRS pode buscar e obter informações de contas sobre as transações mais significativas que ocorrem em plataformas como Coinbase e Kraken. Se a sua atividade aparecer nestes relatórios, mas não no seu regresso, o IRS provavelmente enviar-lhe-á uma carta de consulta, que poderá tornar-se uma auditoria completa, diz Zarlenga.

Se o IRS descobrir que você não relatou a receita de ativos digitais, ele poderá avaliar o novo imposto devido, mais juros, e provavelmente imporá uma multa . Zarlenga diz que a penalidade pode ser por negligência ou desrespeito às regras, eufemismo substancial ou mesmo fraude, dependendo das conclusões do IRS.

Em geral, as penalidades para estas violações são de 20% do pagamento insuficiente ou, no caso de fraude, de 75% do pagamento insuficiente. O IRS também pode optar por encaminhar um caso para investigação criminal.

4. Como corrigir seu retorno caso você não tenha reportado ativos digitais

Se você já enviou uma declaração, mas deseja alterar a forma como relatou as transações de ativos digitais, Zarlenga diz que você pode apresentar uma declaração substituta até o vencimento da declaração de imposto de renda, em 15 de abril de 2024 . Certifique-se de registrar a nova declaração antes da data de vencimento ou registrar uma prorrogação se você espera perder esse prazo.

Se o Dia do Imposto já passou, você precisará apresentar uma declaração alterada .

Deixe um comentário