COMO FUNCIONA A DATAÇÃO POR CARBONO-14?

A datação por carbono-14 é um método utilizado para determinar a idade de materiais orgânicos que contenham carbono. Aqui está uma explicação básica de como funciona:

Formação de carbono-14: O carbono-14 é um isótopo radioativo do carbono que é formado na atmosfera da Terra quando raios cósmicos de alta energia interagem com os átomos de nitrogênio. Essa interação transforma alguns dos átomos de nitrogênio em átomos de carbono-14.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Morte do organismo: Quando um organismo morre, ele para de absorver carbono-14. A quantidade de carbono-14 no organismo então começa a diminuir à medida que ele sofre decaimento radioativo.

Decaimento radioativo: O carbono-14 radioativo se transforma em nitrogênio-14 estável por meio de um processo de decaimento radioativo. Este processo tem uma meia-vida de cerca de 5730 anos, o que significa que metade do carbono-14 presente em um organismo vivo se decompõe em nitrogênio-14 a cada 5730 anos.

Medição da quantidade de carbono-14 remanescente: Comparando a quantidade de carbono-14 presente em um material orgânico com a quantidade encontrada em organismos vivos contemporâneos, os cientistas podem determinar quanto tempo passou desde a morte do organismo.

Deixe um comentário