counter create hit
O BIGODE DOS GATOS SERVE PARA QUÊ?

O BIGODE DOS GATOS SERVE PARA QUÊ?

Ao contrário dos bigodões da espécie humana, que escolhem ostentar esse “adereço” por questões de estilo pessoal, os felinos têm motivos mais nobres para terem bigodes. Nos gatos, por exemplo, esses pelinhos – também chamados de vibrissas – são extremamente sensíveis e, além da parte inferior do focinho, podem nascer também nas orelhas, acima dos olhos e em outras regiões do corpo do animal.

Acontece que os bigodinhos são excelentes ferramentas usadas no cotidiano dos felinos para ajudá-los a enxergar no escuro ou para evitar predadores, quando na natureza. Isso porque a raiz desses pelos estão diretamente ligadas à sensores nervosos e proporcionam ao bichano a possibilidade de perceber melhor as coisas a sua volta, como a localização de um objeto, seu tamanho e textura; além de melhorar sua capacidade de ouvir.

Esses pelinhos mostram ainda, como anda o humor do gato (função muito útil para os seres humanos, inclusive). Bigodes tensos e puxado para trás em toda a face, por exemplo, é uma boa indicação de que o animal está se sentindo ameaçado; enquanto bigodes relaxados, apontando para longe do rosto, indicam que o felino está feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *